Por que optar pelo transporte coletivo?

  1. Home
  2. Busfácil
  3. Por que optar pelo transporte coletivo?

Os meios de transporte público são aqueles gerenciados por empresas públicas ou privadas e, portanto, não pertencem aos usuários. O governo pode realizar o gerenciamento desse meio de transporte ou dar concessão para que outras empresas cuidem do serviço, a fim de que o cidadão possa usufruir dele.

Os meios de transporte público podem ser classificados em individuais (táxi e bicicletas alugadas) ou coletivos (ônibus municipal, intermunicipal, metrô, trem, etc.).

O transporte público coletivo não é uma mercadoria, onde se pode determinar um valor qualquer, mas ele deve ter um valor que respeite a população, pois se trata de um direito dos cidadãos que deve ser sempre cobrado pela sociedade, a fim de que o Estado realize melhorias.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) afirma que um trânsito seguro é um direito da população e é responsabilidade dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promover e implantar medidas para garantia desse direito.

Por que Utilizar Transporte Coletivo e Outras Alternativas?
• Para solucionar o problema dos engarrafamentos, algumas ações simples podem ser adotadas:
• Investimento no transporte público por parte do governo. Transporte coletivo de qualidade e barato pode minimizar os transtornos dos congestionamentos, pois muitos cogitam a possibilidade de trocar o carro próprio pelos ônibus e metrôs;
• Promover transporte de carona, vizinhos que trabalham ou estudam em lugares próximos podem ir no mesmo carro, o que diminui a quantidade de veículos circulando;
• Implantar rodízio de placas;
• Optar pelos transportes alternativos, como bicicletas quando possível;

Fonte: Blog Meios de Transportes
Imagem: Bigstock by Plantic

Menu